Foto: Danilo Lopes

Numa noite cheia de brilho em que crianças e jovens foram protagonistas, o Instituto Cultural Tambor de Raiz e seus parceiros comemoraram os dois anos de existência da Escola de Arte e Cultura, que oferece formação gratuita para crianças e adultos em cursos de violino, dança afro, capoeira, canto coral e jongo em Conceição da Barra. No último dia 2 de maio, centenas de moradores do município, apoiadores, familiares, compareceram à sede da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra (ABLA), onde acontecem as atividades a cada semana.

Durante a noite, os alunos colocaram em cena um pouco do que vêm aprendendo nas aulas de violino, jongo, canto coral, capoeira e dança afro, emocionando o público com suas apresentações, acompanhadas pelos professores e profissionais do Instituto, responsáveis por coordenar o trabalho ao longo das semanas.

Outro momento muito especial da noite foi a inauguração da Tamboteca, a biblioteca infanto-juvenil do Tambor de Raiz, com um acervo construído a partir de doações de muitas pessoas, graças à grande movilização promovida pela Luiz Giuberti, que coordenou a implementação do espaço, que funciona junto com a Escola na ABLA.

A Escola de Arte e Cultura atende cerca de 50 crianças oriundas principalmente de comunidades quilombolas e bairros periféricos de Conceição da Barra, que têm aulas três vezes por semana no contraturno escolar, além de receberem transporte e alimentação para as atividades. Também há turmas para jovens e adultos de canto coral e dança afro no período noturno.

O projeto conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio de Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura e conta com apoio da ABLA e da Netbarra. O evento de aniversário contou ainda com o valioso apoio técnico de Fábio Hupp e Luisa Hupp, que proporcionaram uma excelente estrutura de som e palco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *